-
Arquitetos: Greyspace Architects
- Área: 333 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yang Chen
Descrição enviada pela equipe de projeto. A praça Chang'an Citizen está localizada na cidade de Wuxi, China, e é um ponto central que serve aos moradores das comunidades vizinhas. Nela, os moradores descansam, caminham ou jogam xadrez durante o dia, dançam ou conversam à noite. O projeto dessa estação de serviço surgiu a partir da renovação e modernização da praça como um todo, que começou em 2022, a fim de fornecer serviços convenientes, como banheiros públicos e áreas de descanso.
Estratégias de projeto. Diálogo com o local. O terreno está localizado em frente à praça central escavada onde existem muitas árvores maduras. A estação de serviço combina características de paisagismo, com duas árvores à esquerda e à direita como limites, e se baseia na forma da cobertura para enriquecer o volume da edificação.
A cobertura ondulante. Uma cobertura contínua é formada na parte superior do espaço funcional. Os beirais externos são salientes para gerar um espaço de transição flexível, semelhante a um pavilhão ou corredor, para proteger do vento, da chuva e do sol escaldante, fornecendo abrigo temporário para as pessoas na praça.
Capturar a luz solar nos espaços internos e externos. A área central de todo o volume é um lugar tranquilo e confortável onde é possível interagir com a luz. A luz natural e a luz artificial são integradas aqui, formando um nó espacial interno onde é possível parar e refletir brevemente. Durante o dia, a luz solar penetra no topo da torre, deixando marcas nas paredes e no chão; à noite, a torre emite luz, tornando a estação de serviço mais perceptível e interessante. À noite, o local de descanso é iluminado através da emissão e transmissão de fontes de luz artificial. A sala de estar urbana está voltada para a praça escavada, e a fachada é feita de vidro branco translúcido, o que facilita a entrada das linhas de visão e da luz. Há ar-condicionado e lavatórios internos para os cidadãos se refrescarem e descansarem.
O projeto insere o volume funcional no meio ambiente de forma completa. O ajuste arquitetônico é baseado no formato das árvores ao redor e segue a direção das copas. Após a determinação do plano formal, continuamos refinando as funções internas: posicionamos o lado da entrada voltado para a praça interna para facilitar o uso. A "sala de estar urbana" e os banheiros são separados por um átrio para que não interfiram um no outro; bancos são dispostos no átrio para atender às necessidades das pessoas que esperam temporariamente; a sala de estar está voltada para o centro da praça, ecoando os terraços elevados e os gramados. O espaço é equipado com local de descanso, máquinas de venda automática, água potável, dispositivos de carregamento, bancos, etc.; a área do banheiro é dividida em masculinos e femininos e um terceiro banheiro é posicionado lado a lado, próximo à área de entrada, para facilitar a localização e com acesso independente o qual garante a privacidade e a segurança dos usuários.
A estética arquitetônica é baseada na preservação das árvores existentes, de modo que ambas estabeleçam um diálogo com a luz, sombra e visão devido ao espaço ondulado. Os beirais externos são salientes em alturas e comprimentos diferentes, proporcionando uma variedade de espaços semiabertos.